BTT

Definição de BTT

O BTT é uma actividade desportiva com bicicletas preparadas para circular fora das pistas ou estradas. 

Os passeios de BTT tanto ser realizados no âmbito mais cultural ou, num caso extremo, tornar-se em provas com carácter competitivo. Geralmente, ambos os tipos permitem um contato direto com a natureza mas, como é óbvio, é no primeiro tipo que temos mais tempo para contemplar o que nos rodeia.

Rui Gonçalves

O MTB é um termo em inglês e que significa mountainbike. Traduzindo: bicicleta de montanha. Nos nossos dias, este tipo de bicicleta já fazem parte do nosso dia a dia, independentemente da faixa etária.

O BTT é a versão em português deste termo, utilizado na maioria dos países que “falam” o português, e que permite a utilização do meio de transporte bicicleta para todos os tipos de terreno.

HISTÓRIA DO BTT

As primeiras Mountain Bike nasceram nos Estados Unidos em 1977, tendo chegado a Portugal no final dos anos ’80.

bikeusa

Além de ser mais cómoda e versátil que uma bicicleta normal de estrada, com guiador mais alto e estrutura resistente, a BTT permite um treino físico mais completo. Por outro lado, proporciona uma postura mais direita, sobrecarrega menos as costas e permite apreciar a paisagem. 

Em termos ergonómicos, proporciona uma postura mais direita, sobrecarregando menos as costas. Tal como foi mencionado, possui uma grande versatilidade: trocando os pneus, rapidamente se transforma numa robusta e cómoda bicicleta de cidade, que lhe permitirá circular em vias e subir passeios sem estragos. Adotando aros mais leves e estreitos e com pneus de ciclismo, as prestações não ficarão muito atrás de uma bicicleta de estrada/ciclismo.

Segundo Piero Poli, traumatologista e médico desportivo que foi medalha de ouro de Remo nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1998: “Quando se conduz uma bicicleta de estrada trabalham-se sobretudo as pernas, enquanto que as BTT exigem um trabalho constante da parte superior do corpo no sentido de ultrapassar os obstáculos”.

Segundo o mesmo médido, a diferença entre bicicleta de BTT e estrada consiste no seguinte: “A bicicleta de montanha pode utilizar-se em muitas ocasiões, enquanto que as de estrada… não são mais que bicicletas de estrada”

“Pedalar na Natureza parece mais um jogo do que um exercício físico, ainda que o esforço seja considerável”, afirma Ricardo Taroni, organizador do Pro Trek Rampitour de Itália, um circuito de cinco provas pelos Alpes e que todos os anos reúne mais de 12 mil aficionados.

Próximos Eventos PBT

PedSet2014_comp

Patrocinadores

Forno_240 LinhasSimples_240 Imoradical FitnessWay Red http://www.AUTOpecas-online.pt

Meteo

Wordpress Login

Login

Username:

Password:


Recover password | Create an Account